Após solicitado como exercício pelo professor de Redação, uma dissertação sobre alguns temas limitados, fiz a minha sobre PRECONCEITO RACIAL. E estou compartilhando com todos vocês este texto. OBS: Se encontrarem algum erro, me avisem!
Preconceito Racial: Uma antiga realidade
O tempo passa, as pessoas mudam, as tecnologias avançam, mas o preconceito racial não deixa de ser uma realidade em todo o globo terrestre. Será mesmo que em pleno século XXI ainda exista o mesmo racismo do século XV? Onde os negros eram vistos e tratados como criaturas inferiores?
Nos últimos anos está sendo comum vermos negros ocupando cargos altos, coisa que jamais aconteceu no passado, porém essa realidade é comum a poucos negros, em relação aos brancos que ocupam cargos de responsabilidade e poder. Pois, ainda existe um pensamento medíocre, mesmo que seja “oculto”, de que os negros só podem ser encarregados de atividades de pouca responsabilidade, este pensamento é fruto do período da escravidão, onde os negros eram tratados de maneira sub-humana.
Alguns sociólogos vêm apontando diminuição do preconceito racial, contudo é constante as dezenas de exemplos públicos de racismo. O negro é até hoje alvo de “olhares tortos”, o caso é tão sério, que recentemente um cantor baiano foi ofendido, com palavras discriminatórias, enquanto se apresentava no carnaval da capital baiana.
Enfim, mesmo com todos estes exemplos, obviamente estes atos preconceituosos não são generalizados, mais é realidade para grande maioria da população. Precisamos entender que se isto não mudar é bem provável que a humanidade acabe antes do preconceito racial.






0 comentários:
Postar um comentário